Ucrânia receberá mísseis terra-ar da Espanha e França

Ucrânia receberá mísseis terra-ar da Espanha e França
Ucrânia receberá mísseis terra-ar da Espanha e França

A Espanha e a França anunciaram que entregarão sistemas de defesa aérea terrestres para a Ucrânia. Esse desenvolvimento ocorreu à medida que os países membros da OTAN correm coletivamente para fornecer à Ucrânia capacidades avançadas de defesa aérea que precisam para combater ataques como a recente barragem de mísseis de cruzeiro russos e drones em Kyiv e outras cidades ucranianas.

+Toneladas de redes de pesca viram esculturas pelas mãos de artistas australianos
+ Carro voador Xpeng X2 faz primeiro voo em local público
+ Orion o primeiro drone de combate russo
+ Embraer inicia montagem do primeiro KC-390 da Hungria

Em uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, anunciou que a Espanha enviaria quatro sistemas de defesa aérea Homing All the Way Killer (HAWK) para a Ucrânia.

O país também está fornecendo a Kyiv sistemas de mísseis antiaéreos Aspide, nos quais 19 militares ucranianos estão treinando desde o início de outubro. O presidente francês Emmanuel Macron ainda não revelou quais sistemas específicos de defesa aérea a França pretende enviar à Ucrânia, mas todos os sinais estão atualmente apontando para o sistema de mísseis de curto alcance Crotale.

A Espanha confirmou pela primeira vez a entrega do sistema Aspide, que atualmente é usado pela Força Aérea Espanhola, Aspide é um sistema italiano de mísseis terra-ar produzido pela primeira vez na década de 1970 pelo que era então conhecido como Alenia Aeronautica e agora é Selenia, que é uma parte de Leonardo sob o consórcio europeu de mísseis MBDA.

O míssil Aspide vem em quatro variantes diferentes, Mk.1, Mk.2, 2000 e Citedef. Embora não esteja claro qual modelo será enviado para a Ucrânia, a Espanha no passado comprou a variante Aspide 2000 que pode ser lançada a partir do sistema de defesa aérea de curto alcance Skyguard (SHORAD) projetado por Oerlikon Contraves agora conhecido como Rheinmetall Air Defense e o sistema Spada 2000 SHORAD construído pela Selenia.

+ Dia das Crianças: Ticiane Pinheiro compra casa da Barbie de R$ 1.6 mil para as filhas
+ Site mostra o mundo quando sua mãe engravidou
+ Pai e filha arrasam em dança e viralizam com mais de 40 milhões de visualizações

O sistema de mísseis Aspide 2000 possui um buscador semiativo de radar e pode efetivamente atacar alvos a uma distância de até 25 km enquanto voa a velocidades de Mach 4. Está equipado com uma ogiva de fragmentação de alta letalidade de 35 kg e um motor de foguete de alto nível.

Apesar de não ter sido confirmada, a entrega de sistemas Crotale pela França seria benéfica na interceptação de mísseis, aeronaves e especialmente drones que ameaçam o espaço aéreo da Ucrânia desde o início do conflito. O sistema de defesa aérea Crotale foi desenvolvido pela empresa francesa agora conhecida como Thales Air Defense e versões do sistema estão atualmente em serviço com militares em vários países, incluindo França, Finlândia e Grécia.

Com informações do The War Zone

Back to top